Microsoft está oferecendo liberdade financeira e criativa para seus estúdios
- Rafael Antunes

- 28 de nov. de 2019
- 4 min de leitura
Que a Microsoft é uma das maiores e mais ricas empresas do mundo, isso já sabemos, tanto que ela figura sempre entre o TOP 5, das empresas mais rentáveis do planeta. Mas nos últimos anos, mais precisamente em 2014, com a saída de Dom Mattrick da divisão Xbox, Phil Spencer assume a responsabilidade de liderar a marca Xbox diante dos desafios e dificuldades que a empresa estava enfrentando, pois Dom Mattrick, tinha uma visão diferente de Spencer, visto que os esforços de marketing e produção de Mattrick, eram voltados para o mobile, pois a Microsoft tinha acabado de comprar a divisão da Nokia e sua experiencia de negócios, vieram da empresa de jogos sociais, a Zynga.
Futuramente, a divisão da Nokia, seria vendida devido ao baixo retorno financeiro. A Foxconn FIH Mobile comprou a divisão por U$ 350 Milhões de Dólares
Passado a saída de Mattrick, Phil Spencer voltou todos os esforços financeiros e criativos para a marca Xbox e para o console de mesa americano. Atualmente, com as ações, planejamentos e tomadas de decisões de Phil Spencer, fez a marca Xbox crescer exponencialmente , com lançamento do console mais poderoso do mundo, o Xbox One X, além de serviços voltados para jogos como o Xbox GamePass e Xbox Live Gold. Hoje a Microsoft detém 15 estúdios englobados na unificação da Xbox Game Studios. Uma curiosidade, corre um rumor entre os bastidores, onde o antigo Head da Xbox Brasil, Thiago Onorato, Phil Spencer tentou realizar a compra da Nintendo, na época que estava sendo lançado o Nintendo WiiU e as ações da empresa japonesa estavam em baixa.
Desenvolvedores comentaram em suas redes sociais e deixaram bem claro que a aquisição de seus estúdios, os ajudaram a manter as portas abertas e ter recursos para continuar seus projetos engavetados, pois estavam parados, por falta de recursos financeiros. A ideia da Microsoft é dar liberdade criativa para todos os seus estúdios e que eles possam criar experiencias únicas para os jogadores, pois com 15 estúdios no bolso e com o maior serviço de games do mercado, a quantidade de games vindo por aí é enorme.
Em uma interessante entrevista ao site Gamesradar, a InXile Entertainment declarou que só irão alcançar todo o potencial de Wasteland 3 graças a Microsoft, que deu liberdade total do estúdio continuar com o desenvolvimento do jogo, e também lhe ofereceu recursos para “fazer o melhor jogo possível“.
Os fundadores da InXile ressaltam que muito além do dinheiro, a Microsoft ofereceu tempo para que os desenvolvedores trabalhassem no ritmo necessário para entregar o jogo que sonharam.
Brian fargo comenta:
A Microsoft basicamente entrou, nos deu uma tonelada de dinheiro e disse: ‘Vá e faça o melhor jogo possível’. É sempre o mesmo elefante na sala com o desenvolvimento de um jogo: o tempo. Quando você fala com os melhores desenvolvedores do setor – seja Rockstar ou Blizzard – o maior fator é sempre o tempo. É o mesmo em todo o grupo, sempre é tempo, tempo, tempo. Pensamos de certa maneira sobre o desenvolvimento e, como resultado, somos administrados com muita rigidez. Não estamos procurando por três a seis anos extras, mas por três a seis meses. Para um grupo como nós, isso pode ser dia e noite. Seis meses podem fazer toda a diferença; seis meses podem ser uma mudança para um ’10 no Metacritic’ para nós. A Microsoft possui um laboratório de pesquisa de usuários, que fornecerá feedback sobre a interface do usuário e o que as pessoas estão enfrentando. E eles têm seus grupos de localização e seus grupos de controle de qualidade… Eu poderia continuar, mas você precisa entender que isso está nos permitindo criar um produto mais robusto. Os jogadores do Wasteland 3 terão algo muito melhor do que poderíamos ter feito apenas com nossos recursos limitados.
E mais algumas declarações vindas de Tim Campbell, outro fundador do estúdio:
O bom para a InXile é que a Microsoft não mudou o jogo que estamos criando. É disso que algumas pessoas que eu acho que estavam com medo, quando leram sobre a aquisição. Mas, sério, a Microsoft está apenas nos ajudando a fazer o que fazemos, mas melhor, certo? Temos centenas de milhares de linhas de diálogo neste jogo. Não teríamos os recursos físicos para poder colocar voz em tudo isso sem a Microsoft. A Microsoft entrou e tornou o Wasteland 3 melhor. A Microsoft acaba de dizer: ‘faça o que você faz e faça melhor do que antes’. Eles não querem mudar esse jogo. Eles querem que o InXile seja peculiar e único; eles querem que o Wasteland 3 tenha humor sombrio, eles só querem torná-lo um jogo melhor – foi realmente emocionante estar envolvido.
Wasteland 3 será lançado no dia 19 de maio de 2020, e chega diretamente ao catálogo do Xbox Game Pass.
Vale lembrar que o remaster do primeiro Wasteland também foi confirmado para o Xbox One, mas segue sem data de lançamento.
A Xbox Game Studios é composta das seguintes 15 equipes de desenvolvimento de jogos:
*343 Industries,
*The Coalition,
*Compulsion Games,
*The Initiative,
*inXile Entertainment,
*Minecraft,
*Ninja Theory,
*Obsidian Entertainment,
*Playground Games,
*Rare,
*Turn 10 Studios,
*Undead Labs,
*Double Fine,
*Age of Empires
*Xbox Game Studios Publishing.
--Aguardemos novos lançamentos e novidades desses estúdios e quem sabe mais alguns que sejam adquiridos pela Microsoft ao longo dos anos e quem vos fala aqui, está bem ansioso e muito excitado em ver o que a Xbox Game Studios, tem a oferecer a todos os Caixistas "sem Jogo" haha











Comentários