top of page
  • Gojiracast
  • The Game Box Brasil - Youtube
  • THE GAME BOX BRASIL - FACEBOOK
  • THE GAME BOX BRASIL - INSTAGRAM
  • THE GAME BOX BRASIL - TWITTER

 

DE GAMER PARA GAMER

GameBox_NEWLogo.png

Review Xbox Cloud Gaming

Foto do escritor: Rafael AntunesRafael Antunes

A Microsoft, em 2018 em uma conferencia da E3, anunciou o seu projeto embrionário de stream de jogos e app, chamado até então de Projeto xCloud.

Um serviço capaz de fazer com que você pudesse jogar jogos de Xbox de qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo móvel com acesso a internet.

Esse projeto seria até então, um dos mais ambiciosos e posso dizer, audaciosos da gigante de Redmond.

Em 2019, se iniciaram as inscrições para se tornar um Insider do projeto xCloud e começar a utilizar o serviço. Eu realizei a inscrição, porém fui ser aprovado para os testes, só em meados de 2020, pois alguns usuários mais seletos, puderam se tornar usuários BETA do projeto. Esses usuários eram focados em outros países da Europa e EUA.


Em Setembro de 2020, O Project xCloud foi lançado e chegou, inicialmente, em 22 países, sendo Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Espanha, Coréia do Sul, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos.


O Brasil até então, em 2020, não tinha previsão de receber o lançamento oficial e ainda estava em fase de testes, para usuários iniciantes.


Finalmente, dia 30 de Setembro, o até então Projeto xCloud, hoje chamado de Xbox Cloud Gaming chegou no Brasil oficialmente.


Pude acompanhar todos os avanços, desde o lançamento do Projeto xCloud, inicio dos BETA Testers, até seu lançamento oficial Aqui vão as minhas impressões, de mais de 2 semanas de uso e alguns vídeos de algumas gameplays


O que preciso para jogar na nuvem?

  1. Assinatura Xbox Game Pass Ultimate;

  2. Navegador e/ou dispositivos compatíveisPC com Windows 10, dispositivo móvel Apple com iOS 14.4+ ou dispositivo Android 6.0+;

  3. Controle Compatível – parear seu via bluethooth ou USB.

  4. Jogue títulos selecionados com controles touch do Xbox;

  5. Conexão de internet com alta velocidade – Recomendado mínimo de 10 Mbps com conexão Wi-Fi de 5 Ghz.



 

*ACESSIBILIDADE

Uma das coisas mais legais que pude notar utilizando o Xbox Cloud Gaming, é a possibilidade de jogar aonde você queira. Você só precisa de um dispositivo mobile, desde aparelhos celulares, tablets ou notebooks. SIMPLES ASSIM!!!

Não é preciso realizar nenhuma instalação dos jogos, é simplesmente escolher o título e jogar.


O cenário ideal para jogadores que estão longe do seus consoles, na fila de espera de algum aeroporto, na fila do banco, no horário de almoço, você simplesmente pega seu celular e entra do app do Xbox Game Pass (para dispositivos iOS, o app ainda não está disponível, por enquanto) e continua seu game, através do Cloud. Uma das coisas mais legais que também pude notar, é a sincronização do seu SAVE, pela sua GamerTag.


Outra possibilidade de uso, é através de um navegador de internet. Essa opção de uso, fica mais viável para quem possui um notebook. Simplesmente você entra no www.xbox.com/play, entra com sua GamerTag e seguir o mesmo processo.

O serviço sincroniza seu jogo, de onde vc parou e isso é simplesmente fantástico! Isso tudo CLARO, vai depender da sua velocidade de internet. Isso eu abordarei abaixo...

 

* CONECTIVIDADE

Uma das restrições que me deparei, diante do Xbox Cloud Gaming é a recomendação de velocidade de internet, em dispositivos móveis ser e ter um Wi-Fi de 5GHz. Não são todos os usuários que possuem um Wi-Fi Dual-Band em casa ou aparelhos preparados com essa tecnologia em seus Celulares e mobiles, mas fato é que, será necessário os usuários se adequarem seu hardware para ter uma experiência 100% eficaz.

Nos notebooks e PCs, o ideal seria você possuir uma internet de 10Mb ou melhor.


Eu utilizei o Cloud Gaming em todos os cenários possíveis e pude ter uma impressão geral, de como o streaming dos jogos se comporta.


O melhor cenário possível, realmente é você utilizar seus dispositivos móveis através de um Wi-Fi de 5Ghz e nele pude jogar com uma fluidez muito agradável, sem lags ou granulações na imagem. Eu utilizei também em um Wi-Fi 2.4 GHz, onde a grande maioria utilizará o serviço e nele pude notar também algumas granulações na imagem e um pouco de lag, nas gameplays. O Imput Lag com o controle é praticamente igual, em ambos os cenários e também em jogos com controles touch do Xbox.

Joguei também através da minha rede 4G, do celular e a resposta ao game foi bem parecida, nos cenários anteriores. O grande problema é a utilização de banda de rede, pois seu plano de internet se esvai, em questão de minutos. Eu possuo 10Gb de um plano de rede móvel e jogando por quase 30min, foi utilizado quase 50% do meu plano.


Quando eu utilizei em Notebook, pelo app do Xbox, minha experiência de jogo foi praticamente a mesma pelo celular. Jogo bem fluido, gameplay satisfatória e divertida, o que me surpreendeu bastante.


Consegui também jogar através do meu Xbox One, pelo navegador Edge e foi incrível poder jogar The Medium, no meu Xbox One. Existe relatos, onde usuários Alpha e Alpha Skip Ahead, do programa Xbox Insider, de jogar o Cloud Gaming nativamente, no Xbox, porém essa opção está em fases iniciais de teste


Fiquei realmente impressionado com a qualidade da jogatina e a qualidade do gameplay. Tanto em dispositivos mobile, quanto o PC. Os jogos que mais joguei foram The Medium, Killer Instinct e OverCooked 2


 

*Problemas enfrentados

Um dos problemas que mais enfrentei jogando o Cloud Gaming, é a fila de espera. Sim, existe uma fila de espera, para poder jogar. Isso é devido, diante da quantidade de pessoas utilizando o serviço e jogando.


Enfrentei filas de mais de 30min esperando poder jogar e muitas vezes, o servidor iniciava o game e com 10 min de gameplay, o jogo simplesmente caia. Isso tanto em mobiles, quanto em navegadores de internet. Existem relatos de usuários, que o Cloud Gaming apresenta dificuldades de sincronização de Saves e também sincronização dos Controles de outros fabricantes, porém com frequências bem menores.


Já foi anunciado pela Xbox Brasil, que nos próximos dias e meses, os servidores estarão passando por expansões e melhorias de conectividade e estabilidade, porém sem prazo de entrega.


 

*VEREDITO


Estamos diante do nascimento de uma tecnologia, que posso dizer ser revolucionária, no melhor da palavra. A Microsoft vem ao longos dos anos, reforçando o poder da palavra Play Enywhere (jogue em qualquer lugar) e com a implantação do Cloud Gaming, isso alcançou outro patamar. Estamos diante de uma tecnologia que irá mudar os rumos de como você joga videogame


O Xbox Player ou o assinante do Xbox Game Pass Ultimate, pode literalmente escolher aonde ele quer jogar, seja no seu celular, no seu computador, no seu notebook, no seu console, futuramente na sua TV, no seu Tablet.

A Microsoft quer que você jogue e assine seus serviços. O mais interessante disso tudo, que com a vinda do Cloud Gaming, o preço da assinatura continua acessível, sendo R$45,00 por mês e R$5,00 para novos assinantes


Hoje não existe na indústria, algum concorrente que consiga entregar essa qualidade de serviço, que é o Xbox Cloud Gaming. Atualmente a Google está a passos de tartaruga, com o Google Stadia ou a Amazon, sem muitas novidades do seu projeto Amazon Luna.


Claro que o serviço ainda tende a melhorar e MUITO, pois encontrei dificuldades de jogatina, como longas filas, tempo de espera em horários de picos (16:00-00:30), além também de crash de sistema, quedas de logins e etc. Mas em sua grande maioria do tempo de uso, fiquei realmente muito feliz, do patamar que a Microsoft está chegando e também muito satisfeito com o serviço da escolha de plataforma que eu optei em seguir utilizando como principal, em jogar meus jogos.


Hoje eu não possuo o Xbox Series X|S e estou zerando The Medium, sem precisar comprar um console de Nova Gen e isso é fantástico, pois hoje qualquer pessoa consegue usufruir de jogos de nova geração, sem precisar investir um dinheiro tão alto em um console ou investir em um Hardware. Um PC mediano consegue rodar, através da nuvem, jogos atuais pois é simplesmente entrar em um navegador ou app do Xbox e escolher, dentro de um catálogo de mais de 100 jogos. Tem para todos os gostos.


O futuro parece ser muito promissor para a marca Xbox, para a Microsoft como empresa e também para os jogadores que optaram e irão optar pelo Xbox como plataforma. Futuramente com a expansão dos servidores do Xbox Cloud Gaming, você só precisará de um controle Bluetooth, ligar sua TV e jogar sem precisar de um console, somente de uma boa rede de internet banda larga.


Mas você que está pensando, que a Microsoft irá abandonar os consoles, melhor mudar de pensamento, pois a Microsoft vem trabalhando desde 2001 (são 20 anos de dedicação ao Xbox) no crescimento em tecnologia da marca Xbox e o Cloud Gaming é só mais uma excelente opção, dentro de tantas outras que ela oferece para poder conseguir jogar, seus jogos favoritos.


Jogado: MOBILE / PC / XBOX ONE X


GamerTag: BigWave22


Tempo de Jogo: Cerca de + 15 Horas


NOTA: 85


OBSERVAÇÃO:


Toda análise e nota atribuída nas reviews vem da experiência pessoal de quem produziu o texto. Nosso intuito é apresentar o jogo e tudo que o envolva como a apresentação e a jogabilidade, caso tenha uma opinião diferente ficaremos felizes se comentar seu ponto de vista.










0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page